Peñalba de Santiago, um tesouro no Vale do Silêncio


As casas de Peñalba de Santigo estão decoradas de forma muito própria

Na província espanhola de El Bierzo, poucos quilómetros a norte de Bragança, descobrimos o Vale do Silêncio. Protegido pelos baluartes dos Montes Aquilanos, este vale desconhecido recebe a eterna sombra do Pico Tuerto, que ascende aos 2051 metros, e da Aquiana, com a respeitável marca de cota de 1846 metros. A bacia do Rio Oza estende-se pelo Valle del Oza, muitas vezes confundido com o Vale do Silêncio. Digamos que este forma parte de um conjunto de vales que formam o Valle del Oza.

Aspeto das montanhas no Valle del Oza

Dizem que terá sido San Genadio quem impôs o silêncio a este vale. Irritado com o murmúrio do rio, que o impedia de se concentrar nas suas orações, San Genadio, o popular San Juanacio, monge beneditino, gritou um imperativo "cállate" e o rio calou-se. Ainda hoje, ao caminhar pelos carreiros sombrios deste misterioso sítio, se sente o espesso silêncio que reina ao redor das montanhas.

Ali perto, esconde-se Peñalba de Santiago - onde o tempo parou e a história se conta e se vive, não se escreve. Talvez por isso muitos considerem esta povoação como uma das mais belas de toda a Espanha. Por nós, aceitamos sem resistência.

Típica aldeia serrana, preserva todas as caraterísticas paisagísticas e arquitetónicas populares da época medieval. Não pudemos deixar de notar muitas semelhanças com o nosso Piódão ou Talasnal. As casinhas, em excelente estado de conservação, agrupam-se ao redor da igreja, ponto fulcral da povoação. Uma observação mais atenta, consegue perceber as fases de desenvolvimento da aldeia, desde a zona mais antiga, que surgiu junto ao mosteiro, a Este, até ao seu lado Sul, onde inicialmente se encontrariam os terrenos agrícolas e mais tarde se implementaram algumas construções.









Peñalba de Santiago - Aspetos do interior da aldeia

A religião (e a crença, diríamos) marca profundamente a aldeia e isso sente-se no silêncio que paira, semelhante ao que se observa nos locais sagrados. É este "ambiente" que nos transporta para o medieval.

A igreja de Santiago de Peñalba, construída na primeira metade do século X, merece aqui um destaque especial. Considerada Monumento Histórico-Artístico Nacional desde 1931, é apelidada de "joia", por ser um magnífico exemplar da arquitetura e arte mozárabe.

Igreja de Santiago de Peñalba

As caraterísticas de inacessibilidade do vale, que facilitam o isolamento, levou a que santos ascéticos dos séculos IX e X, como São Frutuoso e São Genadio, ali se refugiassem.

À distância de um curto e agradável percurso pedestre pelo Vale do Silêncio, encontramos a Cueva de San Genadio, uma austera e erma caverna na base de um rochedo, refúgio perfeito para as santas reflexões e rezas de Genadio de Astorga, o santo Genadio, fundador de Peñalba de Santiago, falecido no ano de 936.

As festividades em sua honra realizam-se anualmente a 25 de maio.






Os vários aspetos da Cueva de San Genadio

Para visitar este lugar marcante e sentir o Vale do Silêncio, recomendamos uma caminhada de pouco menos de duas horas, partindo Peñalba de Santiago.

Trata-se de um trilho bem assinalado que atravessa o Vale do Silêncio pela base da montanha, até ao ponto em que se divide; para a esquerda, a 1250 metros, encontra-se a cascata e, regressando a este ponto, para a direita, a 1140 metros, está a gruta de São Genadio. Voltando mais uma vez ao entroncamento, regressa-se a Peñalba de Santiago.

Disponibilizamos o trilho e algumas fotos do percurso no Wikiloc (AQUI).










Os vários panoramas captados ao longo do trilho

De regresso a Peñalba de Santigo, tivemos a oportunidade de saborear a gastronomia local num recanto lindo e de ambiente agradável. O site oficial de Peñalba de Santigo (AQUI) apresenta algumas sugestões.

Interior do "Aromas del Oza"

Interior do "Aromas del Oza"


Esperamos que tenhas gostado da sugestão! Convidamos-te a partilhá-la nas tuas redes sociais e a tronar-te seguidor do Mochila e uma Cabana. Explora-o e dá-nos o teu feedback!

Comentários

Contacta-nos. Envia-nos sugestões!

Nome

Email *

Mensagem *

Publicações populares